Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao microscopica e bioquimica de fibras musculares estriadas esqueleticas de equinos da raca brasileira de hipismo: modificacoes quanto a idade e sexo.

Processo: 04/01062-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2004
Vigência (Término): 30 de novembro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Antonio de Queiroz Neto
Beneficiário:Flora Helena de Freitas D`Angelis
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Morfometria   Equinos

Resumo

Nos últimos 15 anos, houve um aumento considerável no desenvolvimento de pesquisas relacionadas à fisiologia do exercício eqüina e várias informações à respeito desse tema estão atualmente disponíveis. Atenção especial tem sido direcionada às adaptações que ocorrem no músculo estriado esquelético, enfatizando as modificações em sua composição estrutural e características bioquímicas. Animais da raça Brasileiro de Hipismo (BH) vem sendo registrados desde a década de 70 com a criação da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo de Hipismo (ABCCH). Atualmente, a grande maioria dos animais inscritos nos concursos de salto realizados no Brasil são BHs. Animais dessa raça têm mostrado excelente desempenho atlético em provas de salto tanto no Brasil como no exterior. Apesar do excelente desempenho, não só em r provas de salto, mas também de adestramento, concurso completo de equitação e hipismo rural, pouco se sabe sobre as características musculares dos animais dessa raça. O conhecimento da composição média dos diferentes tipos de fibras musculares em uma raça é uma ferramenta importante (embora não a única) na determinação do potencial atlético de um indivíduo. Além disso, a avaliação morfométrica periódica dos diferentes tipos de fibras musculares pode direcionar o treinamento físico dos animais para provas específicas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)