Busca avançada
Ano de início
Entree

Influencia do alendronato sodico durante a inducao de periodontite em ratas com presenca ou ausencia de hormonios ovarianos.

Processo: 02/13498-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2003
Vigência (Término): 30 de novembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Rosilene Fernandes da Rocha
Beneficiário:Ana Paula de Lima
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOSJC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Periodontia   Reparo ósseo   Difosfonatos   Osteoporose
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bifosfonatos | Osteoporose | Periodontia | Reparacao Ossea

Resumo

O objetivo deste trabalho é avaliar a influência do tratamento com alendronato sódico durante a indução de doença periodontal em ratas com presença ou ausência de hormônios ovarianos. Serão utilizadas 40 ratas adultas, sendo que, metade sofrerá ovariectomia e as demais sofreram cirurgia sham (falso operado-grupo SHAM). Será realizada a indução de doença periodontal em todas as ratas, aos 4 meses de idade, através da inserção de um fio de linha de algodão ao redor dos segundos molares superiores dos animais. O grupo de ratas que sofrerá ovariectomia e o grupo SHAM serão subdivididos em dois, para o primeiro subgrupo será administrado 1mg/Kg de alendronato (grupo ALN) via oral, e para o segundo o volume correspondente de água filtrada (grupo placebo), diariamente. Após 5 semanas as ratas serão sacrificadas, a hemimaxila direita será descalcificada e a esquerda, utilizada para avaliação macroscópica da mobilidade e perda óssea alveolar. As hemimaxilas direitas serão preparadas como de rotina para análise histológica e histomorfométrica através de planimetria por contagem de pontos. Os dados obtidos serão submetidos à estatística descritiva e ao teste estatístico de análise de variância (ANOVA) ao nível de 5%. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)