Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da transferência e estabilidade da aflatoxina M1 no queijo minas frescal

Processo: 06/61580-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2007
Vigência (Término): 30 de abril de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos
Pesquisador responsável:Benedito Corrêa
Beneficiário:Andrezza Maria Fernandes
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Aflatoxinas   Leite   Queijo

Resumo

O projeto tem por finalidade avaliar a transferência de AFM1 do leite para o queijo Minas Frescal, produzido com ou sem cultura starter, e a estabilidade da toxina durante o armazenamento do produto. O experimento será realizado em usina de beneficiamento localizada no Estado de São Paulo. Serão utilizados, para fabricação do queijo Minas Frescal, 120 L de leite no total, distribuídos em 30 L de leite para cada um dos seguintes tratamentos: Leite + 250 ng AFM1/ L, Leite + 500 ng AFM1/ L, Leite + 250 ng AFM1/ L + cultura starter, Leite + 500 ng AFM1/ L + cultura starter. Serão colhidas amostras de leite, soro, coágulo e queijo recém-fabricado para determinações físico-químicas (pH, acidez, extrato seco total, extrato seco desengordurado, proteína total e rendimento). As análises de AFM1 serão realizadas no leite, soro, coágulo e no queijo nos dias 2, 9, 16, 23 e 30 de armazenamento. A determinação de AFM1 será efetuada através da técnica de cromatografia líquida de alta eficiência, utilizando colunas de imunoafinidade para purificação dos extratos. Os métodos a serem utilizados nas análises de aflatoxinas serão validados através da execução de análises repetidas, em amostras fortificadas com as toxinas. Os resultados obtidos no experimento deverão ser submetidos à análise de variância, para verificar as diferenças entre a transferência de AFM1 do leite para o queijo dos diferentes tratamentos, e a estabilidade da toxina. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERNANDES, A. M.; CORREA, B.; ROSIM, R. E.; KOBASHIGAWA, E.; OLIVEIRA, C. A. F.. Distribution and stability of aflatoxin M-1 during processing and storage of Minas Frescal cheese. FOOD CONTROL, v. 24, n. 1-2, p. 104-108, . (06/61580-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.