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"A divisão das funções docentes em programas especiais de formação de professores: uma nova versão de tecnicismo educacional?"

Processo: 09/10019-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2009
Vigência (Término): 30 de junho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Belmira Amélia de Barros Oliveira Bueno
Beneficiário:Eliana Scaravelli Arnoldi
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/54746-5 - Programas especiais de formação de professores, educação a distância e escolarização: pesquisas sobre novos modelos de formação em serviço, AP.TEM
Assunto(s):Formação de professores   Profissionalização
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Divisão das funções docentes | profissionalização | programas especiais | Sociologia da profissão docente | Tecnicismo educacional | Formação de professores

Resumo

O projeto (da orientadora) no qual se insere o estudo da bolsista tem por objetivo analisar o modelo de formação de professores em serviço adotado nos programas especiais, tendo por foco a divisão das funções docentes e o lugar do conhecimento especializado. A divisão do trabalho docente será examinada, de um lado, sob um ponto de vista epistemológico tomando como referência a natureza do ensino superior, o lugar do conhecimento especializado e o papel da universidade na formação de professores. De outro, da perspectiva da profissionalização/proletarização dos professores, levando em conta o discurso das "competências" presente nos documentos e as estratégias adotadas pelos diversos atores envolvidos na execução dos programas - governo, universidades, fundações privadas - e pelos próprios grupos de profissionais em foco. A pesquisa, de natureza qualitativa, conta com duas fontes de dados principais: a) documentos oficiais, incluindo os materiais pedagógicos utilizados; b) depoimentos orais, obtidos por meio de entrevistas com os profissionais e gestores envolvidos nos programas. O PEC Formação Universitária será tomado como principal referente empírico, porém, dados de outros programas, também serão colhidos visando análises comparativas. O estudo de IC ficará circunscrito ao trabalho realizado pelo grupo de professores-assistentes que atuaram no PEC. Dará continuidade a um trabalho já iniciado com bolsa do PIBIC e que conta com a parceria de outros bolsistas que focalizam a atuação de outros dois grupos docentes. Com base em dados colhidos por meio de entrevistas, espera-se traçar um perfil do grupo em estudo, focalizando: a formação desses professores, suas concepções de docência, ensino superior, conhecimento, bem como examinar as implicações dessas visões no trabalho que realizaram no programa, no TM online. Os estudos teóricos envolvem a temática da divisão do trabalho docente explorada em períodos anteriores (Saviani, Enguita, Kuenzer, Oliveira) e atualmente, em especial, os trabalhos de Claude Dubar, teórico francês que atua no campo da sociologia das profissões, de modo a problematizar a gestão dos programas especiais e a caracterizar o tecnicismo educacional que hoje se configura em nosso contexto.

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