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A canção das mídias: memória e nomadismo

Processo: 01/06653-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2001
Vigência (Término): 31 de março de 2002
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Eduardo Peñuela Cañizal
Beneficiário:Heloísa de Araújo Duarte Valente
Instituição-sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Canção   Memória cultural   Eficiência

Resumo

Este projeto pretende dar continuidade às pesquisas que resultaram em minha tese de doutorado, As vozes da canção na mídia (PUC-SP, 2000). Através de um estudo comparativo entre algumas canções compostas a partir da consolidação das tecnologias do som e da imagem, busca-se compreender como mecanismos de memória (e esquecimento) operam no universo da mídia. Dado que o tango portenho é a canção mais antiga ainda hoje composta e executada, será escolhido, como paradigma de análise inicial, quer na versão portenha, quer nas diversas vertentes do tango nômade (estrangeiro), com ênfase na versão brasileira. Na etapa seguinte, o estudo abordará outros gêneros de canções nômades: o fado e variantes do flamenco. Tal investigação, importante no que tange a uma compreensão da própria evolução da linguagem musical, pelo viés da semiótica da cultura, revela-se igualmente substantiva no panorama dos estudos culturais brasileiros e ibero-americanos. (AU)

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