Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo funcional e neuro-etologico do comportamento afiliativo de trinomys yonenagae (rodentia: echimyidae) em cativeiro.

Processo: 03/13744-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2004
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Comportamento Animal
Pesquisador responsável:Elisabeth Spinelli de Oliveira
Beneficiário:Nathalia Mucchiotti Monea
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Naloxona   Preservação   Analgésicos opioides

Resumo

O gênero Trinomys é constituído por espécies de ambiente predominante florestado e que são consideradas solitárias e territoriais. Trinomys yonenagae destaca-se por habitar dunas fixas na Caatinga, apresentar características morfológicas convergentes com as de roedores de desertos e pela vida em colônia. Representa, portanto, um modelo ideal para o estudo do comportamento social. Há grande interesse no conhecimento de sua biologia reprodutiva, possibilitando projetos futuros de conservação e preservação, já que esta espécie vive em um ambiente exposto a fortes pressões geradas pelo homem. O presente trabalho tem como objetivo o estudo, por abordagem morfo-funcional e neuro-etológica, do comportamento afiliativo de T. yonenagae. No primeiro caso, responderemos através da análise de citologia esfoliativa se ratas-de-espinho são ovuladoras espontâneas ou se a ovulação é induzida pela presença de um co-específico. No segundo caso, estudaremos a contribuição de opióides endógenos na expressão da afiliação entre indivíduos adultos não aparentados. Serão quantificadas categorias de interação social em situação controle e sob o efeito da naloxona, um bloqueador inespecífico de receptores opióides, em pares de fêmeas no teste da arena. Desta maneira estaremos gerando dados para futuros experimentos comparativos sobre parâmetros reprodutivos e sobre a base neuroquímica do comportamento social em roedores. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)