Bolsa 09/05318-3 - Oralidade, Letramento - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Atividades de linguagem no primeiro ano do Ensino Fundamental: o trabalho com a oralidade e com a escrita

Processo: 09/05318-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2009
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2009
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Maria Silvia Cintra Martins
Beneficiário:Jefferson Santos de Araújo
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Oralidade   Letramento   Ensino   Alfabetização   Escrita
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alfabetização | ensino | Escrita | Letramento | Linguística Aplicada | oralidade | Ensino

Resumo

Este projeto de pesquisa vincula-se à Frente "Qualidade de Vida" do Projeto "Proposição de diretrizes para políticas públicas em Economia Solidária como condição para desenvolvimento de território urbano: caso dos Jardins Gonzaga e Monte Carlo - São Carlos-SP" (Fapesp 2007/55393-6) e procura investigar as atividades de linguagem de crianças do 1º ano do Ensino Fundamental que residem nesse território. Acreditamos que cabe à escola a tarefa de proporcionar o acesso às formas mais complexas de linguagem (Cf. Brasil, 1997), o que torna essencial investigar como e em que condições tem sido feito esse trabalho para garantir aos alunos o domínio da língua materna. Para realizarmos este trabalho, de característica interdisciplinar, contamos com uma base teórica que se concentra na perspectiva sócio-histórica, tanto nos estudos da psicologia quanto nos da linguagem, tendo como enfoque o trabalho realizado com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, em sua recente configuração de nove anos, que antecipou em um ano o ingresso dos alunos. Temos como objetivo geral investigar as decorrências do incentivo à oralidade para a aquisição da escrita em sala de aula de 1º ano do Ensino Fundamental, levando em consideração o estágio de desenvolvimento em que se encontram os alunos. A metodologia de nosso trabalho se compõe de pesquisa bibliográfica e estudo de caso de uma sala de aula de escola de bairro periférico da cidade de São Carlos de acordo com a Pesquisa de Viés Qualitativo (Cf. Lüdke; André, 1986), envolvendo basicamente observações e entrevistas. Pretendemos observar como se dá o trabalho nesse contexto no que concerne à linguagem oral, concentrado-nos em gêneros discursivos como o debate ou a entrevista, dando também atenção a brincadeiras de faz-de-conta. A análise será progressiva, procurando identificar a que gêneros do discurso se aproximam as práticas de linguagem oral em sala de aula e também averiguar as concepções das(os) docentes sobre o trabalho com a linguagem oral.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)