Busca avançada
Ano de início
Entree

Aspectos biologicos de phyllocnistis sp. um possivel hospedeiro alternativo para parasitoides de "phyllocnistis citrella" (lepidoptera: gracillariidae).

Processo: 01/05130-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2001
Vigência (Término): 30 de junho de 2002
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Valmir Antonio Costa
Beneficiário:Luciana Martoni
Instituição Sede: Instituto Biológico (IB). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Citrus   Controle biológico   Phyllocnistis citrella
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Citrus | Controle Biologico | Phyllocnistis Citrella

Resumo

A citricultura é uma atividade de grande importância para o Brasil e uma das mais sérias ameaças ao seu desenvolvimento é o cancro cítrico, que tem como agente etiológico a bactéria Xanthomonas axonopodis pv. citri. O problema do cancro cítrico se agravou, sobremaneira, com a introdução, no país, da larva minadora da folha dos citros Phyllocnistis citrella Stainton (Lepidopteri: Gracillariidae), que fez aumentar a incidência e severidade daquela bacteriose. Ó controle biológico é uma das principais armas contra esta praga, que possui um grande número de inimigos naturais. No Brasil, observações preliminares indicam que este inseto vem sendo atacado por várias espécies de parasitóides nativos que, provavelmente, desenvolvem-se primariamente parasitando espécies nativas de gracilariídeos. Uma espécie do gênero Phyllocnistis, ainda não descrita, vem sendo encontrada em folhas da planta daninha Conyza bonariensis, sendo esse micro lepidóptero por sua vez parasitado por himenópteros que também ocorrem em P. citrella. Este projeto tem como objetivos estudar o ciclo biológico e a capacidade reprodutiva de Phyllocnistis sp., no sentido de avaliar a possibilidade de produzir parasitóides de P. citrella em laboratório usando um hospedeiro alternativo, e verificar a suscetibilidade de Citrus sinensis a Phyllocnistis sp. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)