Busca avançada
Ano de início
Entree

Mazzaropi: os estados do campo cinematografico brasileiro nas decadas de 1950 e 60.

Processo: 07/03487-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2007
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Luiz Carlos Jackson
Beneficiário:Guilherme Seto Monteiro
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sociologia da cultura   Cinema brasileiro
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cinema Brasileiro | Mazzaropi | Sociologia da Cultura | Sociologia da cultura

Resumo

O ponto-chave da pesquisa é mostrar, após a análise das trajetórias social e artística de Mazzaropi, das bases de sua concepção de cinema, do campo cinematográfico entre a década de 40 e 80, e dos fundamentos da crítica cinemanovista que o detratou durante grande parte de seu período ativo, que Mazzaropi apresentava em seus filmes uma preocupação social e política pungente, ignorada por seus opositores no campo cinematográfico, o grupo do Cinema Novo e seus apoiadores. Estes atuavam tanto na produção quanto na crítica cinematográfica (como é o caso de Alex Viany, Glauber Rocha, Nelson Pereira dos Santos, entre outros), e, no controle desta instância de legitimação, incensavam as produções alinhadas ao ideal cinemanovista de arte - um cinema artesanal, independente, feito com baixos recursos, que incorporasse esteticamente a falta de recursos do terceiro mundo -, e diminuíam o cinema industrial, do qual Mazzaropi foi o principal defensor no Brasil dos anos 50 até o início dos anos 80. Mazzaropi foi transformado em lixo ideológico por tal parcela da crítica, mas a hipótese portada por esta pesquisa é a de que este diagnóstico, fundamentado em um movimento de autolegitimação engendrado pelo grupo do Cinema Novo, ao não enxergar além das diferenças de concepções cinematográficas, ignorou o empenho e o engajamento presentes nos filmes de Mazzaropi. Temas como o coronelismo, a reforma agrária, a miséria do povo caipira e a valorização da cultura brasileira são recorrentes no cinema de Mazzaropi, e, ao entender isso, torna-se possível abstrair daí um entendimento alternativo do período por parte de Mazzaropi, um homem pobre, caipira, criado nos meios de produção cultural popular, muito diferentemente dos rapazes do Cinema Novo, geralmente de classe média, metropolitanos, educados nos meios de produção cultural independente.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)