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Descrição de habilidades sociais de estudantes universitários com depressão

Processo: 10/01078-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2010
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Alessandra Turini Bolsoni-Silva
Beneficiário:Barbara Trevizan Guerra
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde mental   Estudantes universitários   Depressão   Habilidades sociais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:avaliação | depressão | habilidades sociais | prevenção | Saúde Mental | Universidade | saúde mental

Resumo

O interesse pelo estudo das interações sociais de estudantes se justifica porque o ingresso na universidade exige novos repertórios para a vida acadêmica e social. Diante de tanta dificuldade de adaptação do estudante universitário, seria esperado que as universidades se preocupassem em ajudá-lo neste sentido, ainda que poucos estudos tenham sido conduzidos nesta direção. O objetivo geral descrever habilidades sociais e depressão apresentadas por estudantes universitários, ao longo dos anos de graduação, verificando se estas sofrem mudanças com o passar dos períodos letivos. Desse modo, propõe-se um estudo transversal sobre as habilidades sociais e depressão apresentadas por alunos de diferentes anos de graduação. Objetivos específicos: Comparar grupos: a) estudantes de diferentes anos: 1º. X 2º. X 3º. X 4º. X 5º.; b) homens x mulheres. Resultados Previstos Serão analisados quatro instrumentos, junto a 600 estudantes universitários, sendo um questionário de habilidades sociais, o IHS-Del Prette, o BDI e o Spin. Todos os instrumentos serão analisados comparando-se por período do curso e por gênero, cujos resultados serão expressos na forma de figuras e tabelas. Os resultados permitirão identificar repertório de habilidades sociais, de fobia e de depressão em diferentes momentos do curso (início, meio e final), permitindo mapear os momentos do curso de maior dificuldade interpessoal. A análise por gênero favorecerá identificar padrões comportamentais. Todos os resultados darão subsídios a intervenções junto a esta população. (AU)

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