Busca avançada
Ano de início
Entree

FlexPar: um middleware reconfigurável para ambientes paralelos

Processo: 06/06576-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 11 de maio de 2008
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Pesquisador responsável:Edmundo Roberto Mauro Madeira
Beneficiário:Jó Ueyama
Instituição Sede: Instituto de Computação (IC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Processamento paralelo   Middleware   Softwares
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ambientes Reconfiguraveis | Middlewares | Processamento Paralelo | Software Basico | Software Básico

Resumo

Um número cada vez maior de computadores, dispositivos moveis e clusters de computadores tem sido conectados permitindo o processamento paralelo entre eles. No entanto, grande parte das aplicações nestes ambientes possuem processamento predominantemente sequencial em virtude da falta de conhecimento e da complexidade em criar aplicações concorrentes e paralelas. Por exemplo, as aplicações multithread em Java não tem sido largamente utilizadas em virtude da complexidade em programar threads, assim como pelos problemas provenientes da computação paralela como os deadlocks e as condições de corrida. Alem deste fator, muitas das ferramentas de desenvolvimento para aplicações paralelas como o JCSP, occam e o Transterpreter não facilitam a reconfiguração dinâmica que permite que as aplicações sejam adaptadas para o contexto e a plataforma desejada. No intuito de facilitar a construção de aplicações paralelas e concorrentes, o presente projeto propõe a plataforma FlexPar, um middleware para ambientes paralelos. FlexPar possui uma arquitetura flexível permitindo que as funcionalidades sejam adicionadas em tempo de execucão. As aplicações paralelas são construídas instanciando e conectando processos em JCSP e em occam. Convém salientar que outras linguagens poderão ser suportadas pelo FlexPar em virtude de sua arquitetura extensível. JCSP é uma versão Java para processamento concorrente, que é baseada no modelo CSP (Communicating Sequential Processes). Convém salientar que tanto a linguagem occam como o JCSP implementam o modelo CSP, o que reduz os problemas como os deadlocks mencionados anteriormente. occam é uma linguagem baseada no modelo CSP e e comumente utilizado para desenvolver aplicações paralelas em ambientes com recursos escassos. O principal objetivo deste projeto e prover um middleware reconfigurável que facilite o desenvolvimento de aplicações paralelas livres de problemas como os deadlocks. Finalmente, convém mencionar que o middleware proposto é bastante apropriado para ambientes como as redes de sensores assim como para as Grades Computacionais em virtude da grande quantidade de processamento paralelo e concorrente existente nesses ambientes.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
UEYAMA, JO; MADEIRA, EDMUNDO R. M.; TAIANI, FRANCOIS; CAMARGO, RAPHAEL Y.; GRACE, PAUL; COULSON, GEOFF. EXPLOITING A GENERIC APPROACH TO CONSTRUCT COMPONENT-BASED SYSTEMS SOFTWARE IN LINUX ENVIRONMENTS. INTERNATIONAL JOURNAL OF SOFTWARE ENGINEERING AND KNOWLEDGE ENGINEERING, v. 20, n. 6, p. 843-873, . (06/06576-8, 08/05346-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.