Bolsa 04/15158-0 - Saúde escolar, Crianças em idade escolar - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Conhecimento sobre postura sentada: teste de tres programas de educacao em escolares.

Processo: 04/15158-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2005
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2005
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Alberto de Vitta
Beneficiário:Rosangela Monteiro dos Santos
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e Profissões da Saúde. Universidade do Sagrado Coração (USC). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde escolar   Crianças em idade escolar   Postura sentada   Conhecimento   Fisioterapia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conhecimento | Escolares | Fisioterapia | Postura Sentada | Programa De Educacao | Saude Escolar

Resumo

O presente trabalho se propõe verificar as mudanças de conhecimentos teóricos relativos à postura sentada a partir de três programas de educação (aula expositiva, aula expositiva associada ao reforça ministrado pelo professor treinado e oficina de educação para saúde). Serão sujeitos todos os alunos, de ambos os sexos, três 4ª séries do 1º grau de uma escola particular, da cidade de Bauru. Para consecução do objetivo proposto serão avaliados os conhecimentos prévios (teórico) dos escolares acerca do assunto e, em seguida, serão formados três grupos de estudo: o primeiro (G1) será aplicado um programa de educação por meio de aulas expositivas dialógicas e os professores receberão instrução para que não façam nenhuma correção postural dos alunos durante o período de execução do trabalho; o segundo (G2) receberá o programa de educação por meio de aulas expositivas dialógicas e o reforço ministrado pelo professor treinado e, o terceiro (G3) os alunos receberão o programa de educação por meio de aulas expositivas dialógicas, serão submetidos a uma oficina de educação para saúde e, ainda, o reforço ministrado pelo professor, que recebeu o mesmo treinamento do grupo 2. Finalmente, será realizada a avaliação da eficácia do programa através da reavaliação dos conhecimentos teóricos dos participantes sobre a postura sentada. Para análise dos resultados de acertos no teste teórico será utilizando a técnica da análise de variância não-paramétrica (Kruskal-Wallis). Quanto a comparação dos programas de educação a partir das respostas dos testes antes e depois da intervenção será considerado o teste de homogeneidade de Goodman. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)