Bolsa 07/54351-8 - Prevenção, Crianças em idade escolar - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao dos conhecimentos teorico e pratico sobre postura sentada, transporte e carregamento de peso a partir de duas intervencoes educativas em escolares do ensino fundamental.

Processo: 07/54351-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2007
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Alberto de Vitta
Beneficiário:Mariana Gonzalez Martinez
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e Profissões da Saúde. Universidade do Sagrado Coração (USC). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Prevenção   Crianças em idade escolar   Postura sentada
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Escolares | Postura Sentada | Prevencao | Programa De Educacao

Resumo

O objetivo do presente trabalho será verificar as mudanças de conhecimentos teóricos e práticos relativos a postura sentada e transporte e carregamento de peso a partir de programas de educação envolvendo programa de repetição dos pais treinados e jogos operativos em três momentos de avaliação (pré-teste, pós-teste intermediário e pós-teste final após o término do programa). Serão sujeitos todos os alunos, de ambos os sexos, de uma terceira série do 1º grau de uma escola municipal, da cidade de Bauru. Para consecução do objetivo proposto serão avaliados os conhecimentos teórico e prático dos escolares acerca do assunto e em seguida, serão aplicados um programa educacional expositivo, um programa de repetição ministrado pelos pais treinados e um programa de jogos operativos. Finalmente, serão realizadas reavaliações (pré-teste, pós-teste intermediário e pós-teste final) dos conhecimentos teórico e prático dos participantes sobre a postura sentada. Para análise do número total de acertos sobre os conhecimentos teóricos relativos a postura sentada será utilizada a técnica de análise de variância não-paramétrica para o modelo de medidas repetidas com dois fatores. Na análise dos testes práticos, para a associação entre os escores dos domínios será realizado a correlação de postos de Spearman. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)