Busca avançada
Ano de início
Entree

Pode a Análise Cinemática da Coordenação Viso-Cefálica ser Utilizada como Instrumento Preditivo para Detecção de Atraso Motor?

Processo: 07/05326-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2008
Vigência (Término): 31 de maio de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Eloisa Tudella
Beneficiário:Bruna Furlanetto Rodrigues
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Neuropediatria   Intervenção precoce   Desenvolvimento motor

Resumo

A sobrevivência de recém-nascidos pré-tremo tem sido maior nas últimas décadas ecom isso, aumentou a incidência de lactentes com atraso no desenvolvimento motor. Oacompanhamento de lactentes pré-termo para a detecção de atraso motor logo nos primeirosmeses de vida é fundamental para a intervenção fisioterapeutica precoce. Sendo acoordenação viso-cefálica essencial para o desenvolvimento de habilidades motoras, comoo controle cefálico e o alcance manual, este estudo pretende verificar se a análisecinemática pode ser utilizada como instrumento de avaliação preditiva para detecçãoprecoce de atraso motor, através da mensuração das varáveis espaço-temporais (amplitudede movimento e velocidade) desta coordenação. Para isso, serão avaliadoslongitudinalmente 20 lactentes, sendo 10 pré-termo com idade corrigida e 10 nascidos atermo. Os lactentes serão avaliados nos 2°, 3° e 4° meses de vida por meio da análisecinemática do movimento e pelo Test of Infant Motor Performance (TIMP), que seráutilizado para a comparação com os resultados obtidos pela análise cinemática.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)