Busca avançada
Ano de início
Entree

Isolamento e purificacao de "thiobacillus thiooxidans" a partir de lodo de esgoto municipal e avaliacao de sua tolerancia a metais.

Processo: 00/08298-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2000
Vigência (Término): 31 de agosto de 2001
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
Pesquisador responsável:Oswaldo Garcia Junior
Beneficiário:Renata Piacentini Rodriguez
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Metais   Lodo de esgoto

Resumo

O resíduo sólido, denominado lodo, gerado pelo tratamento de esgoto municipal apresenta uma composição média que permite sua utilização em áreas agrícolas. A presença de metais no lodo, entretanto, tem inviabilizado seu uso como fertilizante. O processo de biolixiviação possibilita a remoção de metais por meio da solubilização ácida dos mesmos, promovida por microorganismos do gênero Thiobacillus. Entre as espécies comumente isoladas de lodo encontra-se a bactéria T. thiooxidans. Embora bastante estudada quanto a seu comportamento em experimentos de biolixiviação, esta espécie é ainda pouco avaliada quanto à sua tolerância a metais. A determinação das faixas de tolerância a metais para esta espécie possibilitaria um melhor desenvolvimento do processo de biolixiviação. Neste projeto, será isolada e purificada a espécie T. thiooxidans a partir de lodo de esgoto anaeróbio gerado pela Estação de Tratamento de Esgoto do município de Franca (SP). Serão determinadas as faixas de tolerância aos metais cobre e zinco para o(s) isolado(s) obtido(s). Os metais cobre e zinco são os mais frequentemente encontrados em elevadas concentrações em lodo de esgoto. Serão ainda realizados experimentos para adaptar a espécie a concentrações mais elevadas destes metais, de forma a avaliar a adaptabilidade deste(s) isolado(s) a Iodos contaminados com alto teor de metais, tais como Iodos industriais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)