Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da expressao das proteinas arhgap21 e b-catenina em celulas com ausencia de a-catenina.

Processo: 07/53096-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 31 de agosto de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Sara Teresinha Olalla Saad
Beneficiário:Karin Spat Albino Barcellos Silveira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/51681-1 - Investigação funcional e caracterização do envolvimento de novos genes alvo e novas terapêuticas nas síndromes mielodisplásicas e em linhagens leucêmicas, AP.TEM
Assunto(s):beta Catenina   Síndromes mielodisplásicas   Rho GTPase activating protein 21
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alfa-Catenina | Arhgap21 | Beta-Catenina | Dlecao 5Q | Sindrome Mielodisplasica

Resumo

proteínas citoesqueléticas exercem diversos papéis celulares, como controle do ciclo celular e das vias de sinalização. A ARHGAP21 foi descrita recentemente como uma nova proteína citoesquelética ativadora de Rho-GTPases (Rho-GAP), as quais apresentam papéis centrais na estabilização do citoesqueleto de actina, na diferenciação celular, e, também, no controle da formação e manutenção das junções aderentes. A ARHGAP21 foi descrita como um novo parceiro da α-catenina, uma catenina importante na ligação do complexo E-caderina/ ß-catenina ao citoesqueleto de actina e em coordenar adesão celular e proliferação. A perda do cromossomo 5, del(5q), é uma alteração cromossomal freqüente em síndrome mielodisplásica (SMD). O gene que codifica a α-catenina está presente no cromossomo 5 e, então, não é expresso nas células com del(5q). Sabe-se que alterações nas caderinas, cateninas ou nas Rho-GTPases estão relacionadas com o desenvolvimento tumoral; assim, seria interessante analisar a expressão das proteínas ARHGAP21 e ß-catenina em células com ausência de α-catenina, para observar se há alteração na expressão destas proteínas. Desta maneira, a expressão das proteínas ARHGAP21 e ß-catenina e de seus mRNAs será estudada por microscopia confocal e PCR em tempo real, respectivamente, em células CD34+ extraídas de medula óssea de pacientes com SMD com del(5q), sem del(5q) e conroles. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BERNUSSO, VANESSA A.; MACHADO-NETO, JOAO A.; PERICOLE, FERNANDO V.; VIEIRA, KARLA P.; DUARTE, ADRIANA S. S.; TRAINA, FABIOLA; HANSEN, MARC D.; SAAD, SARA T. OLALLA; BARCELLOS, KARIN S. A.. Imatinib restores VASP activity and its interaction with Zyxin in BCR-ABL leukemic cells. BIOCHIMICA ET BIOPHYSICA ACTA-MOLECULAR CELL RESEARCH, v. 1853, n. 2, p. 388-395, . (08/57895-1, 11/51959-0, 07/53096-4, 11/14498-5)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.