Bolsa 09/50741-1 - Teatro, Comédia - BV FAPESP
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Encenações e edições da comédia O Noviço de Martins Pena

Processo: 09/50741-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2009
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2009
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Brasileira
Pesquisador responsável:Orna Messer Levin
Beneficiário:Bruna Grasiela da Silva Rondinelli
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Teatro   Comédia   Encenação   Crítica de arte
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comedia | Edicao | Encenacao | Martins Pena | O Novico | Periodicos Oitocentistas

Resumo

Martins Pena é considerado o fundador da comédia brasileira no século XIX. Sua primeira peça, O Juiz de Paz da Roça, foi representada pela primeira vez no Teatro de São Pedro de Alcântara, em outubro de 1838, pela companhia dramática do ator João Caetano. A partir de então, ao longo da década de 1840, diversas foram as comédias do autor que estrearam nos teatros do Rio de Janeiro, dentre elas O Noviço. Este trabalho pretende estudar a recepção crítica e acompanhar as apresentações da comédia O Noviço, durante as décadas de 1850 e 1860, com a hipótese de que esta seria a peça de Martins Pena que continuou a ser encenada nos palcos cariocas após a morte do autor, em 1848, e início da estética realista no teatro nacional, durante a década de 1850. Espera-se que o sucesso da peça O Noviço justifique o aparecimento de manifestações de leitores ou de críticos teatrais, por meio de cartas de espectadores e artigos de crítica publicados nos periódicos oitocentistas. Objetivamos também realizar um estudo das edições que essa comédia recebeu ao longo do século XIX e na primeira metade do século XX, levantando possíveis explicações que justifiquem a hipótese inicial de pesquisa, de que esta seria a peça do comediógrafo que teria recebido maior destaque no cenário teatral brasileiro. Trata-se de documentar e dimensionar o início da comédia brasileira, visualizada em seu primeiro autor nacional de maior expressão, verificando sua recepção ante o público e a crítica. (AU)

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