Busca avançada
Ano de início
Entree

Representacao social de gestantes tabagistas sobre o cigarro na sua gestacao: estudo entre gestantes de servico de pre-natal.

Processo: 03/13057-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2005
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Obstétrica
Pesquisador responsável:Cristina Maria Garcia de Lima Parada
Beneficiário:Marina Possato
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Cuidado pré-natal   Tabagismo   Representações sociais   Hábito de fumar   Saúde da mulher

Resumo

A importância de se estudar gestantes tabagistas decorre do fato destas apresentarem, quando comparadas a gestantes não fumantes, recém-nascidos com menor peso e tamanho, além da possibilidade de maior incidência de partos prematuros, descolamento prematuro de placenta, amniorexe prematura, malformações e mortes perinatais. Considerando que medidas que desencorajem o hábito de fumar durante a gestação podem reduzir o risco de complicações e, conseqüentemente, de mortalidade perinatal, é que nos propusemos a realizar o presente estudo, cujo objetivo geral será apreender a representação das gestantes tabagistas sobre o cigarro em sua gestação. Entender os possíveis conflitos e angústias destas mulheres com o hábito nos permitirá elaborar um programa educativo a ser desenvolvido no pré-natal, visando seu aconselhamento. Optamos por utilizar metodologia qualitativa, a qual se preocupa com o universo de significados, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis. Assim, teremos como referencial a Teoria das Representações Sociais e, para análise dos dados, extrairemos dos discursos as Idéias Centrais e Expressões-Chave para, em seguida, elaborarmos o Discurso do Sujeito Coletivo que, em síntese, expressa um dado pensar ou representação social sobre um fenômeno. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)