Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da exposicao embriofetal e juvenil ao piretroide fenvalerato sobre o sistema imunologico de ratos wistar machos.

Processo: 03/09035-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Toxicologia
Pesquisador responsável:Ana Lucia Tozzi Spinardi Barbisan
Beneficiário:Paulo Wagner Pires
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Imunotoxicologia

Resumo

O desenvolvimento do sistema imunológico do homem e de outras espécies pode ser alterado após a exposição perinatal a compostos ambientais imunotóxicos. Entretanto, há informações limitadas sobre as alterações imunológicas pós-natais que podem ser resultantes de exposição gestacional. Além disso, poucos experimentos foram desenvolvidos com o interesse de demonstrar se os efeitos imunotóxicos observados em determinada fase do desenvolvimento são ou não reversíveis no organismo adulto. Com o objetivo de avaliar os efeitos deletérios do fenvalerato sobre o sistema imunológico de ratos machos expostos ao piretróide nas fases de desenvolvimento embriofetal e juvenil, e a reversibilidade das alterações observadas, ratas Wistar fêmeas serão tratadas com fenvalerato nas doses de 40 e 80 mg/kg de pc ao dia (gavage), do 7º dia gestacional até o 21º dia pós-natal (desmame). Em seguida, os filhotes serão tratados com as mesmas doses do 22º até o 40º dia de vida. A imunotoxicidade do fenvalerato será avaliada no 21º dia pós-natal, no 40º dia (puberdade e maturação do sistema imunológico), no 60º dia (jovem) e no 90º dia (adulto). Paralelamente a este projeto outros pesquisadores avaliarão parâmetros reprodutivos masculinos e toxicocinéticos após exposição ao fenvalerato, permitindo gerar um conjunto de informações sobre a exposição precoce a este piretróide num mesmo sistema teste (sem haver a necessidade de animais adicionais). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)