Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento cognitivo e linguístico em crianças: efeitos da patologia e de fatores ambientais

Processo: 10/09185-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2010
Vigência (Término): 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Débora Maria Befi-Lopes
Beneficiário:Marina Leite Puglisi
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Linguagem infantil   Avaliação da linguagem   Transtornos da linguagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:avaliação | desenvolvimento de linguagem | distúrbio de linguagem | linguagem infantil | Linguagem Infantil

Resumo

Crianças com Distúrbio Específico de Linguagem (DEL) apresentam, como critério diagnóstico para a patologia, baixo desempenho em provas de linguagem na ausência de comprometimentos intelectuais, dentre outros fatores. Estudos recentes, no entanto, têm demonstrado que alterações cognitivas mais sutis, avaliadas por meio de tarefas que envolvem as funções executivas, podem estar presentes em crianças com esta patologia. Além de aspectos biológicos, há evidências científicas de que a qualidade do ambiente (enriquecido ou desprovido de estimulação desde cedo) também exerce grande influência sobre o desenvolvimento cognitivo e de linguagem. A partir desta perspectiva, viver em ambientes cuja condição sócio-econômica é desfavorável pode constituir um fator de risco para o desenvolvimento, já que o grau de estimulação cognitiva e linguística que a criança recebe é comumente influenciado pelo Nível Sócio-econômico (NSE) de sua família. O presente projeto visa explorar os efeitos da patologia (DEL) e de fatores ambientais (NSE) sobre as habilidades cognitivas e linguísticas de crianças. Uma bateria de tarefas abrangendo três diferentes áreas das funções executivas (memória operacional, inibição e flexibilidade cognitiva) e dois domínios de linguagem (léxico e sintaxe), dentre outras provas, será aplicada em uma amostra de 145 crianças de 7 e 9 anos. Destes, aproximadamente 120 crianças pertencerão ao grupo de desenvolvimento normal (divididos igualmente de acordo com o NSE) e 25 crianças terão diagnóstico de DEL. A hipótese principal deste estudo é que os efeitos do DEL sobre o desempenho cognitivo e linguístico serão maiores do que os efeitos sócio-econômicos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE ABREU, PASCALE M. J. ENGEL; BALDASSI, MARTINE; PUGLISI, MARINA L.; BEFI-LOPES, DEBORA M.. Cross-Linguistic and Cross-Cultural Effects on Verbal Working Memory and Vocabulary: Testing Language-Minority Children With an Immigrant Background. JOURNAL OF SPEECH LANGUAGE AND HEARING RESEARCH, v. 56, n. 2, p. 630-642, . (10/09185-5)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.