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Estudo das pausas silentes em crianças com Distúrbio Específico de Linguagem: variável classe de palavras.

Processo: 10/07637-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Débora Maria Befi-Lopes
Beneficiário:Leticia Bondezan
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Linguagem infantil   Fluência   Linguagem

Resumo

O distúrbio específico de linguagem (DEL) é uma desordem diagnosticada quando a criança apresenta alterações significativas no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem quando comparada a outras habilidades cognitivas. Crianças com Distúrbio Específico de Linguagem (DEL) apresentam déficits significativos no desenvolvimento da linguagem, que se caracteriza por desempenho abaixo do esperado para a faixa etária e manutenção de padrões desviantes. As alterações envolvem os subsistemas da linguagem e a marca clínica persistente envolve as regras gramaticais da língua.Para a produção da fala fluente, o indivíduo precisa mover as várias partes do trato vocal de forma ágil e suave, permitindo que a inteligibilidade silábica possa ser contínua e rapidamente produzida. Estudos indicam existir uma influência das classes gramaticais das palavras em relação à ocorrência de rupturas na fala, sugerindo que, nas crianças, as rupturas são mais freqüentes nas palavras funcionais (artigos, preposições, conjunções e interjeições) quando comparadas às palavras de conteúdo (substantivos, verbos, advérbios e adjetivos).Como a aquisição gramatical de crianças com distúrbio específico de linguagem é comprometida, este estudo tem como objetivo verificar a ocorrência das rupturas de fala, especialmente as pausas silenciosas, com o intuito de aperfeiçoar o diagnóstico e a intervenção clínica fonoaudiológica.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PAULA RENATA PEDOTT; LETÍCIA BONDEZAN BACCHIN; ANA MANHANI CÁCERES-ASSENÇO; DEBORA MARIA BEFI-LOPES. A duração da pausa silente difere entre palavras de classe aberta ou fechada?. Audiol., Commun. Res., v. 19, n. 2, p. -, Abr. 2014.
DEBORA MARIA BEFI-LOPES; LETÍCIA BONDEZAN BACCHIN; PAULA RENATA PEDOTT; ANA MANHANI CÁCERES-ASSENÇO. Complexidade da história e pausas silentes em crianças com e sem distúrbio específico de linguagem. CoDAS, v. 25, n. 4, p. -, 2013.
DEBORA MARIA BEFI-LOPES; PAULA RENATA PEDOTT; LETÍCIA BONDEZAN BACCHIN; ANA MANHANI CÁCERES. Relação entre pausas silentes e classe gramatical em narrativas de crianças com distúrbio específico de linguagem. CoDAS, v. 25, n. 1, p. -, 2013.

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