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Estudo da vibracao induzida pelo escoamento em pares de cilindros em arranjo tandem usando malha elastica.

Processo: 05/53970-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2005
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2006
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Naval e Oceânica - Hidrodinâmica de Navios e Sistemas Oceânicos
Pesquisador responsável:Fábio Saltara
Beneficiário:Alexandre D Agostini Neto
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Risers   Dinâmica dos fluidos computacional   Estruturas oceânicas   Vortex-Shedding

Resumo

O objetivo principal deste projeto de pesquisa é verificar a viabilidade da utilização de programas de CFD usando o método das malhas elásticas para a simulação do escoamento ao redor de pares de cilindros livres para oscilar devido ao fenômeno de desprendimento de vórtices (vortex shedding). Os dois cilindros, arranjados em tandem e considerados como sistemas massa-mola-amortecedor separados, devem poder oscilar um em relação ao outro, de forma a investigar a influência mútua do movimento de ambos. Numa primeira fase do projeto, pretendemos fazer simulações para cilindros fixos, de forma a familiarizar o bolsista com o método dos volumes finitos e com o fenômeno físico de desprendimento de vórtices. Numa segunda fase, pretendemos simular a vibração induzida pelo escoamento e verificar então, com os cilindros se movendo um em relação ao outro, como se configura o escoamento em comparação com o caso em que estes estão fixos. Será utilizado o software comercial FLUENTâ, do qual o Núcleo de Dinâmica e Fluidos (NDF) do Departamento de Engenharia Mecânica da EPUSP possui 20 licenças disponíveis. (AU)

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