Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise histopatológica da biocompatibilidade da pasta tri-antibiótica à base de ciprofloxacina, minociclina e metronidazol em tecido subcutâneo de ratos.

Processo: 10/05133-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2010
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Endodontia
Pesquisador responsável:João Eduardo Gomes Filho
Beneficiário:Claudiel Batista de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Teste de biocompatibilidade

Resumo

O objetivo deste estudo será avaliar a resposta tecidual frente ao implante de tubos de polietileno contendo pasta tri-antibiótica ou pasta de hidróxido de cálcio em tecido subcutâneo de ratos. Serão utilizados 30 ratos, os quais receberão individualmente três implantes de tubos de polietileno, dois contendo pasta tri-antibiótica ou hpasta de hidróxido de cálcio e mais um tubo vazio como controle. Os períodos de avaliação serão de 7, 15, 30, 60 e 90 dias. Após cada período pós-operatório, seis animais serão sacrificados e os tubos de polietileno juntamente com o tecido que o circunda serão removidos, fixados e processados para análise em microscopia de luz, com inclusão em glicol metacrilato, cortes seriados de 3mm e coloração por HE. O critério de avaliação será de 0: nenhuma ou poucas células e nenhuma reação; 1: menos de 25 células e reação leve; 2: entre 25 e 125 células e reação moderada; 3: 125 ou mais células e severa reação. Cápsula fibrosa será considerada fina quando < 150µm e espessa quando > 150µm. Necrose será registrada como presente ou ausente. Os dados obtidos serão analisados pelo teste Kruskal Wallis.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)