Busca avançada
Ano de início
Entree

A influência do uso da terra nas características limnológicas da água em microbacias: um estudo de caso na bacia do rio Corumbataí, SP

Processo: 08/08753-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2009
Vigência (Término): 30 de novembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Silvio Frosini de Barros Ferraz
Beneficiário:Gisele Biem Mori
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Limnologia   Manejo ambiental   Uso do solo   Microbacia hidrográfica   Recursos hídricos   Rio Corumbataí

Resumo

Os recursos hídricos sofrem grande impacto devido ao uso incorreto do solo, principalmente em agroecossistemas no Estado de São Paulo. A zona ripária é uma área de transição entre o ecossistema terrestre e o ecossistema aquático e possui características essenciais para a manutenção e conservação dos ecossistemas aquáticos e dos recursos hídricos. Ela é responsável por diversas funções ecológicas, como ciclagem de nutrientes, fluxo de energia e materiais, manutenção da temperatura (microclima) e habitat para espécies da região. Ela também realiza funções hidrológicas como a intervenção da água da chuva, diminuindo o escoamento superficial e o transporte de sedimentos para os rios e, conseqüentemente, diminuindo a erosão dos canais e contribuindo para a conservação das características limnológicas da água. A ocupação humana, principalmente as atividades agropecuárias, são fortes fontes de poluição e degradação do meio ambiente, inclusive dos recursos hídricos. Essa ocupação é o motivo da devastação de florestas, que são importantes para a manutenção da dinâmica de uma bacia hidrográfica. A conversão de áreas de florestas para áreas de agricultura e pastagem ocasiona diversas alterações nos sistemas aquáticos devido a diminuição das zonas ripárias, prejudicando a biota aquática e alterando a composição química e física da água. Neste trabalho, será estudada a influência da ocupação da terra na composição química e física da água de microbacias. O objetivo é obter conhecimentos mais detalhados sobre esta influência, e assim, fornecer maior embasamento para projetos de manejo e conservação deste recurso natural. Para isto, serão estudadas 15 microbacias que compõem a bacia do rio Corumbataí, nas quais serão realizadas coletas de água para análises limnológicas em conjunto com a análise estrutura da paisagem destas microbacias. Estas variáveis serão analisadas a partir de análise de Regressão Múltipla. O estudo será realizado na bacia do rio Corumbataí pois esta possui grande importância econômica no abastecimento de água de vários municípios da região, incluindo municípios que apresentam elevado contingente populacional e altos níveis de atividades agroindustriais, como Rio Claro e Piracicaba. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MORI, GISELE BIEM; DE PAULA, FELIPE ROSSETTI; DE BARROS FERRAZ, SILVIO FROSINI; MONTEIRO CAMARGOL, ANTONIO FERNANDO; MARTINELLI, LUIZ ANTONIO. Influence of landscape properties on stream water quality in agricultural catchments in Southeastern Brazil. ANNALES DE LIMNOLOGIE-INTERNATIONAL JOURNAL OF LIMNOLOGY, v. 51, n. 1, p. 11-21, 2015. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.