Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso da morfologia comparativa como ferramenta ao estudo da Filogenia da subfamília Turrinae (Mollusca, Caenogastropoda, Conoidea, Turridae)

Processo: 08/01207-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2009
Vigência (Término): 31 de julho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Morfologia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Luiz Ricardo Lopes de Simone
Beneficiário:Franklin Noel dos Santos
Instituição Sede: Museu de Zoologia (MZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Malacologia   Morfologia comparativa   Filogenia   Gastropoda   Mollusca
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Filogenia | Gastropoda | marinho | Mollusca | Morfologia comparada | Turrinae | Malacologia

Resumo

Os Turrinae atualmente representam boa parte da malacofauna marinha brasileira com cerca de 4% dos táxons reportados. Tal representatividade não corrobora com o número de trabalhos realizados no país, sobretudo no que diz respeito aos aspectos da morfologia e da filogenia, dessa forma, não se tem idéia da utilidade do estudo anatômico dentro do grupo. Através de dissecções, será feita uma análise detalhada da sistemática e morfologia de representantes da subfamília Turrinae (Mollusca, Caenogastropoda, Turridae) e suas principais subdivisões, provenientes principalmente do litoral brasileiro, aos quais se associarão a material de museus. Após análise anatômica comparativa, e como aplicação dessa base de dados, serão levantados caracteres morfológicos que servirão de base para uma análise filogenética. A análise inicial incluirá espécies dos gêneros que representem a diversidade morfológica na subfamília Turrinae e também de outras subfamílias de Turridae (grupos externos). Este objetiva definir filogeneticamente a subfamília, assim como obter hipóteses das relações de parentesco da subfamília Turrinae com as demais subfamílias (Zonulispirinae, Crassispirinae, Clavatulinae, Cochlespirinae) e grupos de famílias aparentemente próximas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)