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Estudos para Teatrologia: possibilidades contemporâneas de apreensão e compreensão da antiga cena grega

Processo: 06/03862-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2008
Vigência (Término): 31 de março de 2010
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Francisco Murari Pires
Beneficiário:Silvia Maria Kutchma Formiga
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História antiga   História do teatro   Teatro grego

Resumo

Durante o último milênio, era uma trivialidade declarar que a tragédia grega era um dos tesouros da humanidade. Sua feliz fortuna se tornou problemática quando sua análise perdeu a aceitação ingênua, i.e., quando seus métodos foram questionados, e postos em questão igualmente os motivos originais que provocaram seu surgimento e prestígio inquestionável. Por certo, já é sabido que sua situação histórica havia de ser examinada e seu universo simbólico, reconhecido. A dificuldade estava apenas começando: possuímos apenas conjecturas remotas sobre aquele universo: o teatro grego surge de um contexto que funciona, simultaneamente, como causa e conseqüência. Nesta interconexão, é impossível simplificar o questionamento reivindicando, como acabou sendo feito pelos Românticos, que a tragédia grega floresceu a partir de um gênio humano transcendente. A estranha fascinação cumprida durante a história da humanidade ocidental e seu próprio desenvolvimento não podem ser explicados por seu universo simbólico, pois este nos é inacessível. Por isto, há séculos, a atenção se deslocou de seu objeto originário para a cena contemporânea, i.e., para a diversidade de suas visões analíticas, métodos e campos de exploração intelectual, os quais precisam estar de acordo com as exigências científicas e históricas. Em suma, no mundo moderno, a Antigüidade surge por troca, intervenção e interferência, embora os pesquisadores reconheçam que estão atuando em um terreno delicado no qual o uso das palavras "tragédia" e "trágico" arrisca ser insuficiente para a compreensão adequada de seu objeto: a cena grega. Ao invés de intentar uma visão homogênea e consensual, o conhecimento em geral, e - tendo em conta sua distância temporal - especialmente este, exige de antemão o seu mapeamento. Pretende-se assim estabelecer uma situação dialógica prévia, que funcione como condição anterior e, se tivermos sorte, um melhor resultado.

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