Busca avançada
Ano de início
Entree

Jornalismo e formação de opinião: uma alternativa para a compreensão da mídia

Processo: 04/06084-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2004
Vigência (Término): 31 de julho de 2005
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Maria Lúcia Vissotto Paiva Diniz
Beneficiário:Douglas Vinícius Galan
Instituição-sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Comunicação   Semiótica   Análise do discurso

Resumo

A presente pesquisa pretende analisar os artigos de autoria da jornalista e escritora Marilene Felinto publicados na revista Caros Amigos. Em sua coluna "Desaviso" criada pela articulista no periódico mensal em março de 2003, Felinto faz várias atribuições de valores e caracterizações opinativas sobre a mídia atual. Entender como se processa a formação de opinião sobre a Imprensa e como se organiza o texto no qual se inserem os julgamentos feitos pela jornalista e escritora é o objetivo desta pesquisa. A compreensão do discurso assumido por Marilene Felinto envolve, sobretudo, a análise dos argumentos de seus artigos. Serão observados tanto o posicionamento crítico em relação à Imprensa, quanto os limites dos argumentos da articulista (os valores que resgata em seu discurso e que parecem insuficientes para a compreensão da mídia). A análise do corpus utilizará o instrumental fornecido por três vias teóricas: a primeira virá da Semiótica francesa, com base nas concepções teóricas de A. J. Greimas e seus seguidores; a segunda, adota os conceitos extraídos de M. Bakhtin, com sua teoria polifônica e crítica ideológica; a terceira refere-se adoção de alguns teóricos da Comunicação. O cerne do projeto é analisar os artigos de Felinto priorizando o discurso opinativo sobre o papel da mídia na atualidade, buscando evidenciar a organização dos elementos presentes em seus textos sobre comunicação social. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)