Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo comparativo das propriedades físico-químicas de cimentos obtidos a partir de casca de arroz

Processo: 02/07503-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2002
Vigência (Término): 31 de março de 2003
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Flávio Aparecido Rodrigues
Beneficiário:Sidnei Gonçalves da Silva
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Mogi das Cruzes , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/09644-6 - Preparo e caracterização de cimentos obtidos a partir de casca de arroz, AP.JP
Assunto(s):Cimento (construção civil)   Cerâmica (materiais de construção)   Coloides   Desenvolvimento sustentável   Cascas (planta)

Resumo

Este projeto trata da síntese e do estudo comparativo de cimentos a base de beta-Silicato de cálcio, obtidos a partir de casca de arroz. Durante o transcorrer deste trabalho foram desenvolvidos diversos tipos de cimentos que apresentam modificações químicas e estruturais em relação ao cimento tradicional, beta-Ca2SiO4. Nesta caso, a relação (Ca/Si) é mantida constante e igual a 2. Dentre os novos tipos de cimentos desenvolvidos, destaca-se uma família que apresenta relação (Ca/Si) =1.95; tais cimentos apresentam defeitos estruturais (vacâncias), em relação ao cimento comercial. O objetivo deste projeto é avaliar em primeiro lugar, a relação estrutura/propriedades, derivada destas variações estruturais. Embora tais efeitos sejam bastante conhecidos em materiais cerâmicos, no caso específico de cimentos, a literatura disponível ainda é muito restrita. Além dos aspectos fundamentais deste estudo, pretende-se avaliar os efeitos decorrentes das mudanças estruturais em propriedades de interesse tecnológico, tais como hidratação e propriedades mecânicas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)