Busca avançada
Ano de início
Entree

Diários de mídia como método de avaliação do aprendizado em mídia-educação: teste de um modelo

Processo: 08/06728-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2008
Vigência (Término): 31 de outubro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Alexandra Bujokas de Siqueira
Beneficiário:Liana Catharina da Silva Carvalho
Instituição-sede: Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Universidade do Sagrado Coração (USC). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Aprendizagem   Avaliação da educação

Resumo

A proposta de pesquisa tem como objetivo testar a viabilidade dos chamados "diários de mídia" para avaliar a qualidade do aprendizado em mídia-educação, especialmente no que se refere ao modo como os alunos aplicam o que aprendem nas aulas, no uso cotidiano e pessoal que fazem da cultura de massa. A metodologia consiste em: 1. Selecionar um grupo de dez alunos que participaram ou estão participando das oficinas do projeto "Media literacy no Ensino Médio: atividades de leitura e escrita com professores e alunos", financiado pela Fapesp e em execução pela USC; 2. O grupo será orientado sobre como preencher o diário, por dois meses; 3. Os dados quantitativos e qualitativos obtidos com a análise dos diários irão orientar a produção de um grupo de discussão, com o mesmo grupo que os elaborou. O registro das discussões deverá fornecer informações de caráter qualitativo sobre o modo como os jovens se apropriam das mídias e como refletem sobre o próprio uso. A natureza e a consistência das respostas fornecidas a questões pontuais, previamente definidas, serão avaliadas como um dos indicativos do aprendizado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)