Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação esquelética, muscular e dentária de crianças com oclusão normal e mordida cruzada posterior

Processo: 07/06751-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2008
Vigência (Término): 31 de julho de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Pesquisador responsável:Paula Midori Castelo Ferrua
Beneficiário:Maria Carolina Salomé Marquezin
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Cefalometria   Dentição mista   Maloclusão   Músculo masseter   Ultrassonografia   Mordida cruzada
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cefalometria | Dentição mista | Maloclusão | músculo masséter | ultra-sonografia | Oclusão Dentária

Resumo

O conhecimento das influências funcionais, ambientais e genéticas sobre o crescimento e desenvolvimento craniofacial é abrangente e difícil de quantificar. Sabe-se que a oclusão é fator de grande importância no desenvolvimento de suas estruturas e, para que haja normalidade em seu crescimento, é necessário buscar o adequado desenvolvimento morfológico associado ao desenvolvimento funcional. A literatura associa a mordida cruzada a alterações no crescimento e desenvolvimento das estruturas craniofaciais por ser um tipo de maloclusão que frequentemente não apresenta autocorreção. Uma vez que a função dos músculos mastigatórios está relacionada ao crescimento esquelético, são de suma importância o diagnóstico precoce de alterações dentofaciais e a quantificação de suas implicações sobre a função e o crescimento das estruturas craniofaciais, para que se possam estabelecer planos de tratamento efetivos e avaliar o sucesso dos mesmos. Assim, este projeto de pesquisa terá o objetivo de avaliar as dimensões craniofaciais, dentárias e a espessura do músculo masseter por meio de radiografia cefalométrica em norma lateral e frontal, avaliação de modelos de gesso e ultrassonografia, respectivamente, de crianças de ambos os gêneros, com idade entre sete e nove anos, na fase de dentição mista (fase intermediária), selecionando-se 30 crianças portadoras de oclusão normal e 30 com mordida cruzada posterior esquelética. Dentre as crianças com oclusão normal, o dimorfismo sexual será verificado entre as variáveis estudadas. Os resultados serão avaliados por meio de análise estatística descritiva, teste de normalidade Shapiro-Wilks, teste de correlação de Pearson, teste "t" de Student, regressão logística e regressão linear múltipla a fim de verificar a diferença entre as variáveis esqueléticas, musculares e dentárias de crianças com oclusão normal e mordida cruzada posterior, verificando a correlação entre as variáveis e co-variáveis em estudo e a diferença entre os gêneros. O nível de significância a ser considerado será de p0,05. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARIA CAROLINA SALOMÉ MARQUEZIN; ANNICELE DA SILVA ANDRADE; MOARA DE ROSSI; GUSTAVO HAUBER GAMEIRO; MARIA BEATRIZ DUARTE GAVIÃO; PAULA MIDORI CASTELO. Avaliação do dimorfismo sexual e da relação entre as características craniofaciais, dos arcos dentários e do músculo masseter na fase de dentição mista. Revista CEFAC, v. 16, n. 4, p. 1231-1238, . (07/06751-7, 06/06338-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.