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Caracterização do conhecimento de enfermeiros sobre a prevenção e avaliação de úlceras por pressão

Processo: 07/59788-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Cirurgia
Pesquisador responsável:Marcus Castro Ferreira
Beneficiário:Stefanni Cerboncini Reina
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação em enfermagem   Conhecimentos, atitudes e prática em saúde   Úlcera por pressão

Resumo

Úlceras por pressão (UP) são um dos mais comuns e importantes problemas para profissionais e serviços de saúde em todo mundo. As UP representam aumento da dependência dos pacientes, terapêutica de custo elevado, tempo de hospitalização prolongado e maiores taxas de morbimortalidade. De acordo com a literatura, a maioria destas lesões poderia ser evitada através de medidas preventivas e correta classificação das UP por parte de seus cuidadores. Afim de investigar a utilização dos métodos preventivos preconizados mundialmente para o manejo de pacientes em risco e outros portadores de UP, Pieper & Mott em 1995 desenvolveram o "Pressure Ulcer Knowledge Test" e Caliri et al em 2003 o adaptaram para língua portuguesa. O teste de conhecimento de úlcera por pressão consiste em 46 questões fechadas, distribuídas em prevenção (32), avaliação (7) e classificação (7). Objetivo: Caracterizar o conhecimento dos enfermeiros em relação às úlceras por pressão. Casuística e Método: Estudo de corte transversal a ser realizado com enfermeiros de unidades de terapia intensiva de um hospital de atenção terciária à saúde. Os formulários com o teste de conhecimento sobre UP serão entregues nas unidades e recolhidos 48 horas depois. Adicionadas questões referentes à idade, tempo após o término da graduação, realização ou não de especialização e cursos de reciclagem profissional. Os dados obtidos passarão por análise estatística descritiva e comparativa entre os grupos identificados durante o estudo. (AU)

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