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O registro cinematográfico da política na Primeira República: o governo Artur Bernardes e as revoluções de 24 e de 30

Processo: 06/53306-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2006
Vigência (Término): 31 de julho de 2008
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Cinema
Pesquisador responsável:Ismail Norberto Xavier
Beneficiário:Maria Fernanda Ferraz de Camargo
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Documentário   Brasil República   Primeira República (1889-1930)   Revolução de 1930
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cinema E Historia | Documentario | Historia Do Brasil Republica | Revolucao De 30

Resumo

A pesquisa "Dimensões históricas do documentário brasileiro no período silencioso", coordenada pelo Prof. Dr. Ismail Norberto Xavier, processo número 04/11030-9, pretende examinar a produção documental brasileira do período silencioso, nas primeiras décadas do século XX. Como o próprio projeto define, "a primeira etapa consiste na descrição do conteúdo temático dos títulos que, realizados na época, estão incluídos na filmografia produzida pelo Censo Cinematográfico efetuado pela Cinemateca Brasileira. Posteriormente, haverá seleção de títulos a serem analisados mais profundamente, histórica (como registro e também produto de um momento histórico e suas relações com seu tempo e o tempo histórico). Os filmes da filmografia preliminar fornecida pela Cinemateca Brasileira foram divididos nos seguintes temas a serem trabalhados pelos 4 bolsistas de iniciação são "O Retrato silencioso do Advento da Modernidade"; "Rituais do Poder", que foi subdividido em "Rituais do Poder e Instituições" e "Rituais do Poder e eventos' e "O registro cinematográfico da política na Primeira República: o governo Artur Bernardes e as Revoluções de 24 e de 30", sendo esse último recorte o foco do presente projeto, Os filmes do tema em questão levam a uma questão importante que dá coesão à lista, e justifica este projeto, que é o fato de os documentários estarem a serviço do poder e de sua representação. De que forma isso se dá através das obras é parte importante da pesquisa. (AU)

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