Busca avançada
Ano de início
Entree

Secrecao salivar induzida pelo policarpina e angiotensina ii intrapeitoneal: efeito dos antagonistas losartan e pd123319.

Processo: 02/00639-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2002
Vigência (Término): 30 de junho de 2003
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Wilson Abrão Saad
Beneficiário:Laura Izabel Gutierrez
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde de Taubaté. Universidade de Taubaté (UNITAU). Taubaté , SP, Brasil
Assunto(s):Angiotensinas   Secreção salivar

Resumo

Neste estudo pretendemos verificar a participação dos receptores AT1 e AT2 da ANGII no controle da secreção salivar induzida pela aplicação sistêmica de ANGII e Pilocarpina. Este tem importância pois estes dois antagonistas dos receptores da ANGII interagem com os receptores muscarínicos que regulam o equilíbrio cardiovascular e hídrico do organismo. A secreção salivar pode estar alterada por secreção alterada de ANGII o que causa várias alterações orgânicas de grande importância para a condição de vida dos pacientes com perturbação da secreção salivar. Serão utilizados ratos machos Holtzman com peso entre 250 a 300g. Os resultados serão estrapolados para o ser humano futuramente. Os receptores AT1 e AT2 hoje em dia são considerados os de maior importância na gênese da hipertensão. Sempre que se utiliza drogas bloqueadoras angiotensinérgicas para o tratamento da hipertensão a secreção salivar é alterada, a importância desta nossa pesquisa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)