Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressão de proteínas mutantes de prion celular em astrócitos: papéis e impacto.

Processo: 08/04776-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2008
Vigência (Término): 30 de novembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Vilma Regina Martins
Beneficiário:Dominique Michel Gwen Bourgeon
Instituição Sede: Hospital A C Camargo. Fundação Antonio Prudente (FAP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Transdução de sinais   Príon celular   Astrócitos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:astrócitos | Doenças por prions | Prion celular | Sinalização celular

Resumo

Os prions são agentes responsáveis pelas encefalopatias espongiformes transmissíveis e requerem a expressão de sua isoforma celular (PrPc) para sua propagação. PrPc é convertido numa forma anormal insolúvel. PrPSc, com um possível ganho de atividade neurotóxica. Uma vez que manifestações clínicas podem ocorrer antes ou mesmo na ausência de depósitos de PrPSc, foi proposto que mecanismos associados com perda de função de PrPc podem contribuir para a etiologia destas doenças.A identificação das funções fisiológicas de PrPc é crítica para o entendimento das doenças por prions e certamente as proteínas mutantes de PrPc associadas a formas genéticas da doença são o melhor modelo para entender os mecanismos de perda de função de PrPc.PrPc está envolvido na proteção contra o estresse oxidativo, na adesão, sobrevivência e diferenciação neuronais por sua interação com Cu+2, STI-1, laminina e vitronectina. A expressão de PrPc é importante ainda para modular a proliferação, diferenciação e sobrevivência de células gliais, particularmente astrócitos. Além disso, a presença de PrPc em astrócitos é crítica para manter as interações célula-célula, a organização da matriz extracelular e a secreção de fatores tróficos, todos componentes essenciais para a sobrevivência e diferenciação neuronais.O presente projeto tem por objetivo testar o papel fisiológico de PrPc em astrócitos e como estes podem ser alterados em proteínas PrPc contendo mutações associadas a formas genéticas de doenças humanas por prions.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MACHADO, CLEITON F.; BERALDO, FLAVIO H.; SANTOS, TIAGO G.; BOURGEON, DOMINIQUE; LANDEMBERGER, MICHELE C.; ROFFE, MARTIN; MARTINS, VILMA R.. Disease-associated Mutations in the Prion Protein Impair Laminin-induced Process Outgrowth and Survival. Journal of Biological Chemistry, v. 287, n. 52, p. 43777-43788, . (08/04776-5, 06/61251-7, 09/51653-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.