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A triade corpo-mente-cultura nos processos desenvolvimentais dialogicos de criancas com paralisia cerebral.

Processo: 04/01388-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2004
Vigência (Término): 31 de maio de 2006
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Katia de Souza Amorim
Beneficiário:Fabio Scorsolini-Comin
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Paralisia cerebral
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Criancas | Embodiment | Inclusao Pre-Molar | Paralisia Cerebral | Rede De Significacoes

Resumo

O problema das relações entre mente-corpo-ambiente representa tema controverso na história da humanidade e na constituição da Psicologia. Aqueles elementos, vistos predominantemente como dicotômicos, têm sido compreendidos de forma indissociável em abordagem sócio-histórica. Na Psicologia do Desenvolvimento, têm sido recentemente considerados a partir da noção de processos dialógicos, destacando-se a concepção de embodiment. Como trabalho vinculado ao Temático FAPESP "Dialogia e Significação na Rede de Significações" e ao pós-doutorado FAPESP "O bebê, o corpo e o signo", a meta deste projeto será investigar características dos processos dialógicos/embodiment, a partir da situação de inclusão pré-escolar de crianças com Paralisia Cerebral. A construção do corpus de investigação dar-se-á por meio da análise de entrevistas e cenas de vídeo de duas crianças de quatro anos, com Paralisia Cerebral, em processo de inclusão em pré-escola regular da região de Ribeirão Preto. Os registros fazem parte do Banco de Dados do projeto "Pré-escolas convivendo com a Paralisia Cerebral" (Yazlle, 2001). Partindo da perspectiva da Rede de Significações, far-se-á análise microgenética das atividades e dos eventos interativos estabelecidos pela criança, apreendendo-se as particularidades, limites e possibilidades que emergem das relacionais e situadas (e, portanto, culturais) experiências da criança. Serão utilizados como referenciais teóricos os trabalhos de Foucault, Wallon, Bakhtin e da Rede de Significações. (AU)

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