Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de regioes de formacao estelar a partir de fotometria e espectroscopia no infravermelho proximo e de observacoes de linhas moleculares em frequencias de radio.

Processo: 04/10375-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2005
Vigência (Término): 31 de março de 2008
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astrofísica do Meio Interestelar
Pesquisador responsável:Zulema Abraham
Beneficiário:Alexandre Roman Lopes
Instituição Sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:00/06769-4 - A galáxia e a formação de estrelas, AP.TEM
Assunto(s):Estrelas   Espectroscopia de luz próxima ao infravermelho   Meio interestelar   Espectroscopia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Espectroscopia | Estrelas | Infravermelho Proximo | Linhas Moleculares | Meio Interestelar | Regioes Hii Compactas

Resumo

O objetivo deste trabalho é o estudo da relação entre as propriedades físicas das nuvens moleculares em regiões de recente formação de estrelas massivas e as características dos aglomerados e seus estágios evolutivos. As nuvens moleculares serão estudadas a partir das propriedades das transições de inversão rotacional dos estados (J,K)=(1,1) e (2,2) da molécula NH3, traçadora de nuvens moleculares densas. As estrelas por sua vez, serão diretamente estudadas a partir da radiação infravermelha através de imageamento nas bandas J, H e K. Pretendemos utilizar a câmera infravermelha (CamIV) acoplada ao telescópio de 1.6 metros do LNA.. A espectroscopia no infravermelho próximo é outra vertente importante deste projeto de pesquisa. Da análise espectral da fotosfera das estrelas (quando a mesma não se encontrar "bloqueada" pela emissão nebular), será possível a determinação da classe de luminosidade das mesmas. Nestes casos poderemos determinar a distância até a região HII estabelecendo vínculos importantes na determinação da estrutura dos braços espirais da Galáxia. Por outro lado a espectroscopia da região nebular pode fornecer informações importantes a respeito das condições físicas existentes na parte mais interna da região HII. Os dados serão obtidos a partir de observações feitas com o Gemini Near-Infra Red Spectograph (GNIRS) (projeto aprovado #GS-2004B-Q-43 - banda 2). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROMAN-LOPES, A.; ABRAHAM, Z.; ORTIZ, R.; RODRIGUEZ-ARDILA, A.. GEMINI near-infrared spectroscopic observations of young massive stars embedded in molecular clouds. Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, v. 394, n. 1, p. 467-478, . (04/10375-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.