Busca avançada
Ano de início
Entree

Lições de alfabetização: o que acontece nas salas de aula?

Processo: 06/56915-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2006
Vigência (Término): 31 de outubro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Norma Sandra de Almeida Ferreira
Beneficiário:Maira Signorelli Carvalho
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Letramento   Alfabetização   Leitura e escrita   Escola pública

Resumo

Conhecer e aprofundar a reflexão sobre o que acontece nas escolas públicas em relação à alfabetização, nas séries iniciais, é o desafio desta pesquisa. Avaliações sobre os níveis das habilidades de leitura e de escrita dos alunos e sobre o domínio e os usos sociais dessas habilidades, discussões acadêmicas sobre orientações teórico - metodológicas na área da alfabetização, oriundas do Construtivismo e Sócio - Interacionismo, e em relação ao próprio conceito de alfabetização, estão presentes, entre outras preocupações, nesses últimos vinte anos, no nosso país. Aproximar os estudos e pesquisas no campo da alfabetização e letramento, das recentes discussões na mídia impressa sobre as orientações teórico- metodológicas presentes nos documentos oficiais dirigidos aos professores, sobre os baixos índices de domínio das habilidades de leitura e de escrita pode nossas crianças e, ainda, das práticas adotadas pelos professores no momento de aquisição da escrita, nas salas de aulas, é um esforço de colaborar neste debate de forma menos genérica, superficial. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)