Busca avançada
Ano de início
Entree

A qualidade da agua dos pocos de abastecimento publico de ribeirao preto - sp: determinacao de acidos haloaceticos e metais.

Processo: 07/52552-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2007
Vigência (Término): 31 de outubro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Angela Maria Magosso Takayanagui
Beneficiário:Sérgio Marcos Sanches
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Desinfecção da água   Qualidade da água

Resumo

A água destinada ao consumo humano deve preencher as condições mínimas para que possa ser ingerida ou utilizada para fins domiciliares, industriais e sanitários, entre outros, o que se consegue por meio de seu tratamento. No Brasil a desinfecção da água é feita com a adição de cloro, nas formas de hipoclorito de sódio ou gás cloro. Estudos recentes demonstram que cloro pode reagir com as substâncias húmicas, formando subprodutos clorados, como o grupo dos ácidos haloacéticos (HAA), considerados como prováveis carcinogênicos para seres humanos. O objetivo da investigação é analisar as condições da qualidade da água dos poços de abastecimento público de Ribeirão Preto-SP, visto que o abastecimento público é totalmente dependente da exploração do Aqüífero Guarani. Por esse motivo, a proteção da água subterrânea é uma preocupação constante. Na primeira etapa deste trabalho será desenvolvido e validado o método para a determinação dos HAA, sendo os parâmetros escolhidos para a validação: limite de detecção e quantificação, linearidade e precisão. Também serão determinados os parâmetros físicos e químicos da água antes da cloração, como pH, cor, temperatura, carbono orgânico dissolvido, turbidez e metais em 33 poços artesianos de abastecimento, o que representa uma amostra aproximada de 33% dos 98 poços existentes. Depois de validado o método, este será utilizado para a quantificação dos HAA. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)