Busca avançada
Ano de início
Entree

Representacao tridimensional do aquifero serra geral na regiao de ribeirao preto, sp.

Processo: 05/00101-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2005
Vigência (Término): 31 de julho de 2006
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Amélia João Fernandes
Beneficiário:Carlos Henrique Maldaner
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Aquífero fraturado   Hidrogeologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aquifero Fraturado | Caracterizacao De Fraturas | Hidrogeologia | Mapas De Lineamentos | Secoes Hidrogenologicas | Hidrogeologia

Resumo

O objetivo geral do projeto consiste em realizar uma investigação hidrogeológica básica de detalhe, em escala 1:10.000, em área próxima à região aflorante do Sistema Aqüífero Guarani (SAG) na região de Ribeirão Preto (SP). O trabalho será dividido em duas etapas. Na primeira será feita uma análise regional, em escala 1:50.000, a qual contemplará a elaboração de um modelo digital do terreno, compilação de mapas geológicos e complementação de cadastro de poços já existente, objetivando a elaboração de seções hidrogeológicas e de mapa de isoespessura dos basaltos. No final desta etapa será selecionada uma área alvo a ser estudada em escala 1:10.000, para a realização da segunda etapa. Esta abrangerá a elaboração de um modelo digital de terreno, interpretação de lineamentos, cadastramento detalhado de poços, medição de estrutura geológicas no campo e obtenção de indícios de circulação de água nos diferentes grupos de fraturas. O produto final do presente projeto consistirá em seções hidrogeológicas que representem tridimensionalmente, em escala 1:10.000, o Aqüífero Serra Geral (ASG). Também serão representados os principais grupos de fraturas que interceptam a Formação Serra Geral, as quais serão preliminarmente classificadas como menos e mais permeáveis. Estas últimas podem representar tanto locais com maior potencialidade para produção de água subterrânea, como caminhos preferenciais de circulação de contaminantes e de poluição do Sistema Aqüífero Guarani, subjacente ao ASG. Este estudo é parte do projeto, em julgamento pela FAPESP, intitulado “A Formação Serra Geral como conexão hidráulica entre o Sistema Aqüífero Guarani e a superfície: análise estrutural e ensaios in situ” (Processo no 04/11798-4).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERNANDES, AMELIA J.; MALDANER, CARLOS H.; NEGRI, FRANCISCO; ROULEAU, ALAIN; WAHNFRIED, INGO D.. Aspects of a conceptual groundwater flow model of the Serra Geral basalt aquifer (Sao Paulo, Brazil) from physical and structural geology data. HYDROGEOLOGY JOURNAL, v. 24, n. 5, p. 1199-1212, . (04/11798-4, 05/00101-5, 04/15543-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.