Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao funcional da interacao entre o trocador na+/h+ nhe3 e a enzima dipeptidil peptidase iv (dppiv) em tecido renal.

Processo: 05/52102-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2005
Vigência (Término): 30 de setembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Nancy Amaral Reboucas
Beneficiário:Adriana Castello Costa Girardi
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:04/01683-5 - Estudo molecular e funcional de transportadores de íons em membranas, AP.TEM

Resumo

Demonstrou-se recentemente que a isoforma 3 do trocador Na/H (NHE3) encontra-se associada à enzima dipeptidil peptidase IV (DPPIV) em túbulo proximal. Em estudos realizados em células em cultura (linhagem OKP), verificou-se que inibidores que se ligam ao sítio catalítico da DPPIV reduzem a atividade de NHE3 em cerca de 45%, sugerindo que a DPPIV está envolvida na modulação da atividade deste transportador. Neste projeto pretende-se avaliar os aspectos funcionais da interação entre NHE3 e DPPIV. No primeiro objetivo propomos investigar se a enzima DPPIV modula a atividade de NHE3 "in vivo" e quais são as conseqüências fisiológicas desta modulação. Parâmetros bioquímicos da função renal, atividade e expressão de NHE3, bem como a reabsorção de fluido e bicarbonato serão analisados em ratos tratados com inibidores da DPPIV e ratos tratados com placebo. Pretendemos também determinar a importância da associação física entre NHE3 e DPPIV para a modulação da atividade de NHE3 em células tubulares renais. Este objetivo será alcançado através da deleção da expressão de DPPIV por RNA de interferência em células OKP. Em seguida, avaliaremos nestas células se a transfecção de um contructo mutante de DPPIV que possui suas propriedades catalíticas preservadas, mas no qual o domínio que interage com NHE3 foi removido, tem capacidade de modular NHE3. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GIRARDI, ADRIANA CASTELLO COSTA; FUKUDA, LÍVIA EMY; ROSSONI, LUCIANA VENTURINI; MALNIC, GERHARD; REBOUÇAS, NANCY AMARAL. Dipeptidyl peptidase IV inhibition downregulates Na+-H+ exchanger NHE3 in rat renal proximal tubule. American Journal of Physiology : Renal Physiology, v. 294, n. 2, p. F414-F422, Feb. 2008.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.