Bolsa 09/17894-9 - Ratos, Expressão gênica - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Exposição in útero ao desregulador endócrino Bisfenol A e a agentes quimiopreventivos na susceptibilidade a carcinogênese mamária em ratas Sprague-Dawley.

Processo: 09/17894-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2010
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2013
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Luís Fernando Barbisan
Beneficiário:Tony Fernando Grassi
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Ratos   Expressão gênica   Bisfenol A
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bisfenol A | carcinogênese mamária | expressão gênica | Genesteína | Indol-3-carbinol | Ratos | Carcinogênese Química e Toxicologia

Resumo

A exposição in útero a xenoestrógenos pode aumentar o risco de câncer de mama na vida adulta. O Bisfenol A (BPA), considerado xenoestrógeno e desregulador endócrino, é um componente dos produtos à base de resinas epóxi e plásticos de policarbonato e tem sido investigado por sua provável atividade carcinogênica para a mama e próstata e pelos efeitos adversos potenciais para a saúde humana. O presente projeto tem como objetivos: 1) avaliar se a exposição gestacional ao BPA aumenta a susceptibilidade ao desenvolvimento de neoplasias mamárias em fêmeas Sprague-Dawley (SD) na prole de fêmeas da geração F1 após iniciação pela N-metil N-nitrosoureia (MNU), 2) avaliar se a exposição gestacional a genesteína e ao indol-3-carbinol altera os efeitos adversos do BPA sobre o desenvolvimento da arquitetura da glândula mamária na geração F1; 3) avaliar a eficácia dos agentes quimiopreventivos em mães expostas ao BPA e a susceptibilidade a carcinogênese mamária pela MNU; 4) Correlacionar e comparar o perfil de expressão gênica na prole de fêmeas da geração F1 após o desmame dos grupos experimentais. Portanto, fêmeas prenhas da linhagem SD serão divididas em 14 grupos experimentais e expostas ao Bisfenol A (BPA), além de ração basal ou ração contendo genesteína ou indol-3 carbinol. Fêmeas SD serão sacrificadas no DPN 21º e ao final da 18a semana após iniciação com MNU. No DPN 21, as cadeias mamárias serão removidas para montagem total ou para RT-PCR para análise do perfil da expressão gênica. Ao final da 18a semana, as mamas serão análises imuno e histologicamente e, amostras de sangue seguidas para análise hormonal. A incidência, multiplicidade e tipos histológicos de neoplasias mamárias bem como a expressão de marcadores específicos e comparados entre os grupos experimentais.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GRASSI, TONY F.; DA SILVA, GLENDA N.; BIDINOTTO, LUCAS T.; ROSSI, BRUNA F.; QUINALHA, MARILIA M.; KASS, LAURA; MUNOZ-DE-TORO, MONICA; BARBISAN, LUIS F.. Global gene expression and morphological alterations in the mammary gland after gestational exposure to bisphenol A, genistein and indole-3-carbinol in female Sprague-Dawley offspring. Toxicology and Applied Pharmacology, v. 303, p. 101-109, . (11/08523-7, 11/14655-3, 11/06219-9, 09/17894-9, 10/14110-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.