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Identificação da criatividade em crianças e adolescentes: análises do teste brasileiro de criatividade figural

Processo: 06/06600-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2007
Vigência (Término): 07 de abril de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Ricardo Primi
Beneficiário:Tatiana de Cássia Nakano
Instituição Sede: Pró-Reitoria Acadêmica. Universidade São Francisco (USF). Campus Bragança Paulista. Bragança Paulista , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação psicológica   Psicologia da criança   Criatividade   Testes psicológicos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao | Criancas | Criatividade | Teste | Construção de testes, escalas e outras medidas psicológicas

Resumo

A criatividade tem sido vista como uma das características responsáveis pelo bem estar do indivíduo na medida em que facilita a sua adaptação ao meio, permitindo a este alcançar sua realização pessoal e profissional. Medir esta característica não tem sido, historicamente, uma tarefa fácil, devido à complexidade deste construto e da imprevisibilidade que sempre acompanha o fenômeno criativo. No entanto, sabemos a importância atribuída ao pesquisador de encontrar formas de realizar esta identificação, para que cada vez mais precocemente crianças e adolescentes possam ter sua criatividade estimulada. Partindo da percepção desta necessidade, foi criado um instrumento denominado Teste Brasileiro de Criatividade Figural para avaliação da criatividade em crianças e adolescentes de 1ª a 8ª série do Ensino Fundamental. Este instrumento teve os processos de validade e precisão realizados, tendo atingido níveis que atenderam aos parâmetros psicométricos de construção de instrumento, determinados pelo Conselho Federal de Psicologia (2001). Assim, o presente projeto tem como objetivo trabalhar os dados que foram coletados durante o processo de normatização do instrumento de forma a realizar análises mais complexas (percentil, resultado padronizado, análise fatorial e TRI), o que permitirá a elaboração de tabelas de correção específicas por sexo, série, região de moradia e tipo de escola, completando o processo de construção e adequação do instrumento para publicação. Também se pretende realizar novos estudos de validação, comparando-o com o teste Criando Metáforas, também desenvolvido para avaliação da criatividade e em fase de estudo pelo grupo o qual pretende-se filiação. (AU)

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