Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da dieta das tartarugas marinhas (c. mydas) juvenis que habitam o litoral brasileiro, por meio da tecnica de isotopos estaveis e sua correlacao com metais toxicos.

Processo: 06/06061-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 31 de agosto de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Biológica
Pesquisador responsável:Lucy Satiko Hashimoto Soares
Beneficiário:Elisa Kayo Shibuya
Instituição-sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Espectrometria de massa por plasma acoplado indutivamente   Dieta   Isótopos estáveis   Ação antrópica negativa

Resumo

O principal objetivo deste trabalho é o levantamento de informações relativas aos hábitos alimentares da Chelonia mydas de diferentes regiões brasileiras e sua correlação com a incorporação de metais tóxicos, através do uso das técnicas analíticas de espectrometria de massas de isótopos estáveis (IRMS) e espectrometria de massas com fonte de plasma acoplado indutivamente (ICP-MS), esta última uma das mais sensíveis de análise multi-elementar da atualidade. Análises de isótopos estáveis de carbono e nitrogênio e de constituintes inorgânicos serão realizadas nos anéis de crescimento de amostras de úmero, de forma a se avaliar a importância de alimentos de origem animal nas fases oceânica e costeira, uma vez que é conhecida a mudança no nível trófico que ocorre para esta espécie de uma fase para outra. Serão estudados animais de regiões urbanas e de locais livres de fontes de contaminação antrópica, sendo este último grupo utilizado como população de controle. Este trabalho será desenvolvido em parceria com o Projeto TAMAR-IBAMA, recebendo também a colaboração do Laboratório de Ecologia Isotópica e do Laboratório de Análise e Referência em Amostras Ambientais e Fertilizantes, ambos do Centro de Energia Nuclear na Agricultura, CENA/USP, Piracicaba e do Laboratório de Biologia Celular do Instituto de Ciências Biomédicas, USP/SP.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)