Busca avançada
Ano de início
Entree

Relacionamentos e vinculos afetivo-emocionais na logica consumista da atualidade: analise de queixas apresentadas em sites de aconselhamento amoroso.

Processo: 06/06151-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:José Sterza Justo
Beneficiário:Paulo Victor Bezerra
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Relações interpessoais   Subjetividade   Psicanálise   Consumismo

Resumo

A cultura capitalista atual enfatiza sobremaneira o consumismo do qual não escapa nem mesmo os sentimentos e relacionamentos amorosos. As pessoas se buscam e vivenciam o amor tal como o fazem com qualquer mercadoria disponível para o consumo, estabelecendo entre si relacionamentos efêmeros, fugazes e centrados em satisfações imediatas. A rapidez nos relacionamentos, abreviando o tempo entre o interesse e o descarte, é possibilitada cada vez mais pelo desenvolvimento e expansão da tecnologia de virtualização da realidade baseada na computação e informática. O objetivo do presente trabalho é examinar as queixas apresentadas acerca dos relacionamentos amorosos, tentando compreendê-las como expressão da chamada cultura pós-moderna no que diz respeito ao modo como tal cultura estrutura as relações e os vínculos emocionais e afetivos entre os indivíduos. A metodologia de análise fundamenta-se no referencial psicanalítico, tomando como base a proposta de Mezan, denominada de categoria extramuros (MEZAN, 2002). Para tanto, serão tomadas para objeto de análise as queixas apresentadas pelos usuários de sites da Internet especializados em consultas e aconselhamentos amorosos. Os casos e relatos de experiências amorosas, recolhidos nesses sites serão confrontados com os paradigmas de relacionamento produzidos na contemporaneidade centrados, sobretudo, na rarefação dos vínculos afetivo-emocionais. Espera-se com este trabalho, trazer reflexões e contribuições para o conhecimento da subjetividade contemporânea.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)