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O judeu revisitado: a vida e a obra de antônio josé da silva na ficção romanesca e no teatro dos seus pósteros

Processo: 09/03010-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2009
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Outras Literaturas Vernáculas
Pesquisador responsável:Renata Soares Junqueira
Beneficiário:Eduardo Neves da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Inquisição   Camilo Castelo Branco   Intertextualidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antônio José da Silva | Bernardo Santareno | Camilo Castelo Branco | Gonçalves de Magalhães | Inquisição | Intertextualidade | o Judeu | Teatro e Narrativa portugueses

Resumo

Este projeto pretende iniciar o pesquisador na leitura crítica da literatura, nomeadamente de alguns autores (dois portugueses e um brasileiro) que, nos séculos XIX e XX, transpuseram para a ficção romanesca e para o teatro elementos diversos da biografia e da obra teatral do comediógrafo luso-brasileiro Antônio José da Silva, o Judeu (1705-1739). O corpus primário da pesquisa é constituído pelo romance de Camilo Castelo Branco, O JUDEU (1866), e pelas peças de teatro de Gonçalves de Magalhães, ANTÔNIO JOSÈ OU O POETA E A INQUISIÇÃO (1838), e de Bernardo Santareno, O JUDEU (1966). O objetivo é avaliar, através da análise literária do romance e das peças, o modus operandi de cada autor na seleção e manipulação dos vários elementos constitutivos da biografia e da obra do Judeu, e em que proporções eles se apropriam desses elementos para (re)compor literariamente a figura de Antônio José. A hipótese norteadora da investigação é a de que a tendência prevalecente de retratar o comediógrafo Antônio José da Silva, sobretudo, como mártir da Inquisição portuguesa, desviou durante muito tempo (e até hoje desvia) a atenção crítica para os eventos da sua biografia e para a sua prática religiosa, provocando assim o retardamento da descoberta, pelos críticos e realizadores de teatro (no Brasil, principalmente), da originalidade e da riqueza dos recursos literários e cênicos que Antônio José elabora nas suas paródias da ópera barroca.

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