Bolsa 07/58341-7 - Biopolítica - BV FAPESP
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Nilce Cardoso e Danda Prado: o combate-entre e a vida como obra de arte

Processo: 07/58341-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História
Pesquisador responsável:Pedro Paulo Abreu Funari
Beneficiário:Susel Oliveira da Rosa
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Biopolítica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biopolitica | Combate-Entre | Danda Prado | Estetica Da Existencia | Feminizacao Da Cultura | Nilce Cardoso

Resumo

O projeto pretende retomar a trajetória de Nilce Azevedo Cardoso e Yolanda Prado, duas mulheres que produziram modos singulares de existência, durante e após o regime militar que vigorou no país entre os anos de 1964 e 1985. Ao constatar que a política tomou a vida a seus cuidados, constituindo assim a biopolítica, Michel Foucault não deixou de lembrar que essa mesma vida escapa aos mecanismos que intentam controlá-la. Se, durante o doutorado, narrei histórias de pessoas que, tendo suas vidas destituídas de valor e sacralidade, foram assassinadas como vida nua, pretendo, agora, analisar os "entre tempos" ou "entre - momentos" nos quais a vida furta-se às técnicas que intentam dominá-la. Trilhando caminhos próprios, tanto Nilce - que durante a ditadura militar participou da AP (Ação Popular), tendo sido presa e torturada - quanto Danda - que desde o exílio, no final da década de sessenta, passou a fazer parte do movimento feminista - buscam a categoria do possível, tecendo para si "movimentos intensos de afirmação da vida", como enuncia Margareth Rago. Afirmação da vida que, no auge da repressão política, Nilce estabeleceu através do "combate-entre" - na perspectiva de Gilles Deleuze é aquele que trata de apossar-se de uma força para fazê-la sua -, e Danda com a elaboração de uma "estética feminista da existência" - capaz, de acordo com Rago, de inventar novos mundos com seu "potencial subversivo, desestabilizador e intempestivo". (AU)

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