Busca avançada
Ano de início
Entree

Alteração da Biossíntese de ácidos graxos por transformação de cloroplastos

Processo: 08/00046-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2008
Vigência (Término): 30 de novembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Vegetal
Pesquisador responsável:Helaine Carrer
Beneficiário:Marcelo Rogalski
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Elaeis guineensis   Tabacum   Glycine max

Resumo

Sementes oleaginosas são as principais fonte de óleos e gorduras para a dieta humana. Contudo, a maioria dos ácidos graxos produzidas por sementes comerciais possuem baixo teor de ácidos graxos essenciais como ácido linoleico (LA) e ±-linolênico (ALA), sendo praticamente inexistente os ácidos graxos poli-insaturados de cadeia longa (LCPUFAs). Os LCPUFAs É-3 e É-6 são valiosos por serem essenciais em vários aspectos da fisiologia humana e processos pato-fisiológicos. Nas últimas décadas a dose recomendada de ácidos graxos É-6 e É-3 na dieta tem mudado enfaticamente na direção dos ácidos graxos É-6 devido ao consumo de óleos vegetais que são ricos em LA. Além do mais, ácidos graxos É-6 e É-3 não são interconvertidos no corpo humano. A dose de LA/ALA em nossa dieta influencia diretamente a taxa de É-6/É-3 LCPUFAs. A fonte natural de LCPUFAs para a nutrição e saúde humana é principalmente os peixes marinhos. Contudo os estoques de peixes estão em severo declínio devido ao crescimento descontrolado das pescas há décadas e também muitos óleos de peixes estão contaminados pelo acúmulo de compostos tóxicos como metais pesados, dioxinas e outros. A conversão natural dos ácidos graxos de plantas LA e ALA para LCPUFAs requer a ação seqüencial de duas famílias de enzimas distintas, as desaturases e elongases de ácidos graxos. Assim sendo, este projeto tem como objetivo a produção de É-6/É-3 LCPUFAs em uma planta modelo como o fumo (Nicotiana tabacum) e também em importantes culturas oleaginosas como soja (Glycine max) pela expressão de desaturases e elongases via transformação de cloroplastos, e o desenvolvimento de uma nova ferramenta biotecnológica para a engenharia genética em dendê (Elaeis guineensis), uma espécie altamente promissora. Além disso, produzirá valiosos produtos com sustentabilidade e menor agressão ambiental por usar modernas estratégias biotecnológicas que podem ser aplicadas em outras áreas, como a indústria por exemplo. A tecnologia de transformação genética de cloroplastos oferece características atrativas como o acúmulo de altos níveis de proteínas e ausência de transmissão dos transgenes pelo pólen devido a herança maternal nestas espécies.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TAMBARUSSI, EVANDRO V.; ROGALSKI, MARCELO; GALEANO, ESTEBAN; BRONDANI, GILVANO EBLING; DE MARTIN, VALENTINA DE FATIMA; DA SILVA, LUCAS AMERICO; CARRER, HELAINE. Efficient and new method for Tectona grandis in vitro regeneration. Crop Breeding and Applied Biotechnology, v. 17, n. 2, p. 124-132, . (08/00046-2, 13/06299-8, 07/05795-0)
TAMBARUSSI, E. V.; ROGALSKI, M.; NOGUEIRA, F. T. S.; BRONDANI, G. E.; DE MARTIN, V. F.; CARRER, H.. Influence of antibiotics on indirect organogenesis of Teak. ANNALS OF FOREST RESEARCH, v. 58, n. 1, p. 177-183, . (07/05795-0, 08/00046-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.