Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da propionibacterium acnes e sua fracao polissacaridica soluvel purificada sobre a ativacao de macrofagos e linfocitos b-1 do exsudato peritoneal de camundongos.

Processo: 06/01747-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2006
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Pesquisador responsável:Ieda Maria Longo Maugéri
Beneficiário:Tatiana Mina Yendo
Instituição Sede: Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia. Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Polissacarídeos   Macrófagos   Imunomodulação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Celulas B 1 | Macrofagos | Polissacarideo | Imunomodulação

Resumo

A resposta imune inata é essencial para que os mecanismos da resposta imune adaptativa, desencadeados por um estímulo antigênico, sejam eficazes e protetores. Há diversas células que participam do elo entre essas duas respostas, dentre as quais podemos citar os linfócitos B-1 e os macrófagos, presentes em grande número no exsudato peritoneal. Os linfócitos B-1 apresentam marcadores de superfície característicos de linfócitos B (IgM, CD19, B220), mas diferem dos linfócitos B convencionais (B-2) por serem auto-renováveis, expressarem marcadores de superfície de macrófagos (CD11b) e linfócitos T (CD5), além de liberarem altos níveis de IgM natural e IL-10, uma citocina envolvida com a regulação da resposta imune. Um dos aspectos de células B-1 ainda pouco explorado é a sua modulação por adjuvantes biológicos, como, por exemplo, a Propionibacterium acnes (P. acnes). Esta bactéria e seu componente polissacarídico purificado em nosso laboratório exercem diversos efeitos moduladores sobre a resposta imune inata e adaptativa. Muitos desses efeitos estão relacionados com funções de macrófagos, como o aumento da atividade fagocítica, aumento da resistência a infecções e atividade tumoricida, e alguns envolvem funções de linfócitos B, como efeito adjuvante sobre a resposta humoral. Apesar desses e de outros efeitos da P. acnes e do polissacarídeo estarem bem definidos, os mecanismos de ativação das células pela bactéria e seu componente ainda são pouco conhecidos, e parecem estar relacionados com a ativação de células via receptores toll-like e produção de citocinas. Assim, a proposta do presente trabalho é investigar os efeitos da P. acnes e sua fração polissacarídica sobre a ativação de linfócitos B-1 e macrófagos presentes no lavado peritoneal de camundongos tratados intraperitonealmente com estes antígenos. Inicialmente, serão estudados os mecanismos de ativação dessas células pela P. acnes ou seu polissacarídeo solúvel, identificando a possível participação de receptores toll-like (TLRs) e de fatores de transcrição, como o NFκB. Para tanto, a expressão de TLRs por macrófagos e linfócitos B (B-1 e B-2) obtidos de animais tratados com P. acnes ou polissacarídeo será avaliada por citometria de fluxo, bem como a translocação para o núcleo de subunidades do NFκB, por imunofluorescência. Serão analisados também os efeitos da ativação dessas células pela bactéria ou seu componente sobre a síntese de citocinas e apresentação de antígeno para linfócitos T, efeitos estes que já foram previamente atribuídos a essas populações celulares e que podem ser modulados pela P. acnes ou seu polissacarídeo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)