Busca avançada
Ano de início
Entree

Metodologia dos observadores de estado e observadores dinamicos de vibracoes (laminas vibrantes) aplicada em sistemas com variacao de frequencia de excitacao.

Processo: 06/60394-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2007
Vigência (Término): 31 de maio de 2008
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Mecânica dos Sólidos
Pesquisador responsável:Gilberto Pechoto de Melo
Beneficiário:Bruno Bortoluzzo Pazzoto
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Método dos elementos finitos   Observadores de estado
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Elementos Finitos | Estabilidade De Sistema | Observadores De Estado

Resumo

Atualmente, existe uma grande preocupação das indústrias em relação a segurança e manutenção de seus sistemas mecânicos, havendo a necessidade de supervisão para que as falhas sejam sanadas o mais rápido possível e os níveis de vibrações estejam em valores aceitáveis. Os Observadores de Estado podem reconstruir os estados não medidos ou os valores provenientes de pontos de difícil acesso no sistema. Neste caso, pode-se acompanhar variações de parâmetros nestes pontos sem conhecimento de suas medidas, podendo monitorá-los através das reconstruções de seus estados, Absorvedores dinâmicos de vibrações são sistemas constituídos por elementos de massa, rigidez e amortecimento (estrutura secundária) que acoplados em uma estrutura mecânica (estrutura primária) são capazes de atenuar as vibrações desta em uma banda de freqüência. O princípio de funcionamento se baseia na geração de uma força de intensidade igual à força de excitação, porém em oposição de fase a esta. A idéia do projeto em questão é desenvolver uma Metodologia utilizando Observadores de Estado e Absorvedores Dinâmico de vibrações tipo Lâmina Vibrante para sistemas contínuos submetidos a varredura de freqüência de excitação. Os Observadores avaliarão as condições de estabilidade do Sistema com a alteração da Função de Transferência a cada variação de freqüência (pois os parâmetros de massa e/ou rigidez terão que ser modificados a cada rotação para o funcionamento do Absorvedor). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)