Busca avançada
Ano de início
Entree

Aminas como ligantes ancilares em catalisadores de ru(ii) aplicados em reacoes de polimerizacao de olefinas via metatese. estudos com complexos do tipo [ruci2(pph3)2(x-imidazol)x].

Processo: 06/54816-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2006
Vigência (Término): 31 de julho de 2007
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Benedito dos Santos Lima Neto
Beneficiário:Natália Ellen Castilho de Almeida
Instituição Sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Aminas   Catálise homogênea   Metátese de olefina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aminas | Catalise Homogenea | Complexos De Ru(Ii) | Ligantes Ancilares | Metatese De Olefinas | Polimerizacao De Olefinas

Resumo

Pretende-se estudar complexos de Ru(II) simultaneamente coordenado com fosfinas e aminas, com o intuito de se avaliar a atividade destes complexos como iniciadores de reações de polimerização de norborneno via metátese. Diferentes combinações eletrônicas e estéricas na mistura de ligantes podem levar a um sintoma na reatividade do centro de rutênio. Os complexos estudados serão do tipo [RuCI2(PPh3)2(NIII)x], onde os ligantes nitrogenados são do tipo imidazol substituídos que apresentam diferentes valores de pKa e ângulos de cone (q): imidazol, benzoimidazol, 2- metilimidazol, 2-nitroimidazol e 2-fenilimídazol. Pretende-se obter complexos penta-coordenados (x = 1), trabalhando-se no desenvolvimento de sínteses com diferentes estequiometrias Ru/amina. O interesse na obtenção de compostos penta-coordenados está no fato de desenvolver complexos que apresentem um número de coordenação que facilite a formação do catalisador in situ (Ru=CHR). Os estudos propiciaram também passos em direção da busca no desenvolvimento de compostos latentes para uso em metátese de olefinas, caso os complexos sejam inertes. Compostos latentes poderão ser ativados termicamente (40-80 ºC) ou fotoquimicamente (luz branca). Com base nos resultados pretende-se estender os estudos de polimerização com norbornadieno e explorar a obtenção de co-polímeros. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)